Caixa com Decoupage e Craquelê (Foto*) – Elisa Nathaly

Material:

  • Caixa em MDF
  • Base Branca Para Artesanato Gato Preto
  • Tinta Acrílica Decorativa Ocre
  • Tinta acrílica Ouro
  • Termolina Leitosa
  • Tinta Craquelê na cor Preta
  • Guardanapo para Decoupage
  • Fita Crepe
  • Tinta Squizz metálica Ouro
  • Esponja plástica de cozinha (do tipo amarela)
  • Pincel Condor 484-10
  • Lixa 220

 

Passo a Passo:

 

1-       Passe uma demão de Base para artesanato na caixa toda. Espere secar.

2-       Lixe a superfície até q fique bem lisinha.

3-       Passe uma demão de tinta Ocre sobre tudo. Espere secar, ou acelere com  secador.(A cor Ocre ativa a “douração” como fundo de tintas metálicas ouro)

4-       Passe uma demão de tinta acrílica Ouro.

5-       Separe as películas do guardanapo escolhido, reserve a parte quer quer decoupar. (nessa caixa, fiz a decoupagem na tampa toda, demarquei a área com fita crepe, e voltei a passar a tinta ocre e a tinta ouro onde não queria o papel)

6-       Faça a decoupage com a termolina leitosa. Espere secar ou acelere com o secador.

7-       Misture, com uma espátula, a tinta craquelê por cerca de 10 minutos.(Não adianta “bater”, tem que misturar) Somente então vá depositando a tinta sobre a parte não decoupada, com o auxílio da esponja, batendo para criar a textura.

8-       Acelere a secagem com secador em temperatura média. Note que a tinta se “partirá” toda, revelando minúsculos “craquinhos”, mostrando a parte dourada por baixo.

9-       Finalize fazendo pequenas gotas em torno da área decoupada, com a tinta Squizz, direto com o bico aplicador.

10-   Sua caixa estará pronta e seca após 24 horas.

 * Elisa Nathaly

About these ads

5 Respostas

  1. Ai Elisa que caixinha mais linda!
    Eu nunca fiz artesanato mas adoro e valorizo muito quem sabe por isso adoro visitar os sites. Encontrei este por acaso no gloogle e do jeito que vcs explicam me dá até vontade de me aventurar a fazer alguma coisa. Será que consigo? rsrsr
    bijucas
    Silvia Maria

  2. RESPOSTA DE NOSSA ARTEIRA!

    Silvia do céu!!!!
    “Será”?!? Claro q consegue, minha linda!!!
    Olha só, graças a Deus o artesanato não depende de “talento”, “dom”, e tantas outras coisas q algumas pessoas gostam tanto de falar. Nesta arte (e sim, o artesanato é uma arte SIM), basta q sejamos teimosas e perseverantes, a prática supre a falta de “dom natural” e a garra dá a graciosidade!!! No começo a gente começa com “copiatividade” (isso existe?!?), depois de algum tempo vem a criatividade para criar suas próprias peças!
    Mãos à obra, muita sorte, e acima de tudo, MUITO CARINHO nesse seu começo!!!
    Bjo e obrigada pelo interesse!

  3. olá, gostaria que vc por favor me ensinasse a técnica de craquele simples. pois eu fazer fazer 50 porta retratos para o niver da minha fillha e não tenho tempo para fazer um curso e a festa será no dia06/12/08.porfavor me responda o mas rápido possivel.se predferir man de par ao meu email(andreiaearaujo@hotmail.com).desde já agradeço a atenção.Andreia.

  4. Olá Andréia!

    Quer dizer então que vc esta na correria para a festinha de sua pequena è?
    Fique tranqüila querida , na impossibilidade da Elisa te responder com a urgência que vc precisa espero poder te ajudar da mesma forma tirando todas as suas dúvidas.
    Dos craquêles existentes no mercado eu considero o Kit Craquêle da Daiara (verniz base + verniz craquelador) o mais fácil e simples de ser usado.
    Vc pode optar pelo Kit incolor ou colorido, o modo de passar é o mesmo para os dois.
    Vamos lá…
    Faça todo processo de pintura no porta retrato, na cor que vc quiser, com tinta PVA ou Acrílica. Deixe secar ou seque com secador.
    Com um pincel bem macio aplique uma demão de verniz base no lugar que vc quer craquelar. Espere secar naturalmente.
    Com o mesmo pincel aplique uma segunda demão de verniz base sendo um pouco mais generosa na quantidade do que na primeira demão. Espere secar novamente.
    Lave o pincel e seque bem tirando toda umidade com um paninho seco.
    Com este mesmo pincel vc vai passar agora o verniz craquelador (que pode ser incolor ou colorido, contrastando com a tinta que vc usou no porta retrato).
    De forma bem generosa, carregando o pincel com bastante verniz craquelador., passe-o por cima do verniz base já seco em várias direções, com pinceladas curtas e precisas, como se vc estivesse espanando o porta retrato em diversos sentidos. Espere secar naturalmente, não use secador. O processo de craquelamento se inicia em mais ou menos 20 minutos e termina por completo após três horas.
    Depois deste tempo vc pode manipular o porta retrato à vontade.
    Uma dica: Se sua opção fôr o Kit Craquele Incolor, realce os cracos com pasta ouro, ouro velho, cobre ou prata da Corfix ou da própria Daiara.
    Coloque um pouquinho da pastinha no seu dedo indicador e esfregue- a levemente com o polegar. Passe o dedo sobre a parte que vc craquelou deixando que a pasta entre bem no meio dos cracos e em seguida com um paninho seco e bem macio (trapo de camiseta) tire todo o excesso da pastinha deixando-a só entre os cracos. Faça isto por partes, pois a pastinha seca rápido.
    Espero ter ajudado querida e precisando é só gritar que venho raídinho viu?
    Desejo a sua filhota toda saúde e felicidade do mundo porque sorte ela ja tem de monte; percebe-se pela mamãe que Papai Do Céu deu a ela.

    Bjos minha linda

    PS: Estou mandando tb para seu email todas estas informações.

  5. Oi !!
    Esta caixinha é linda.
    Tentei fazer uma, ficou Bonita.
    Agora tenho uma duvida…
    Como eu passo o verniz.
    Bjoos …

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: