Caixa de Fotos em MDF (Foto*) – Elisa Nathaly

Material:

 

  • Caixa de fotos em MDF
  • Stêncil (motivo filme fotográfico)
  • Base para Artesanato Gato Preto
  • Tinta Acrílica Decorativa Gato Preto e Branca
  • Termolina Leitosa Gato Preto
  • Pasta Para Modelagem Gato Preto
  • Verniz Acrílico Gato Preto
  • Goma Laca Incolor
  • Fotocópia em P/B
  • Esponja plástica (de cozinha)
  • Pincéis Condor 484- 16; 427- 10;
  • Lixa Abrasiva Condor (Baixa abrasividade)
  • Fita Crepe

 

Passo a Passo:

 

1-       Passar uma demão de Base Para Artesanato GP em toda a caixa, com o pincel 484-16. Espere secar.

2-       Lixe, até ficar liso e macio. Passe outra demão da Base. Aguarde secagem.

3-       Com o mesmo pincel, passe uma demão de Tinta Acrílica Decorativa em toda a caixa. Seque.

4-       Divida a parte de baixo da caixa, conforme modelo, ou de outra maneira de sua preferência, usando a Fita crepe.

5-       Na parte de cima, usando a esponja, pegue um pouco da Tinta Acrílica Decorativa Preta, retire o excesso em um azulejo, e “bata” suavemente sobre a peça, criando um efeito “respingado”. Espere secar.

6-       Na parte de baixo da fita, com o pincel 484-16, passe uma mistura de 1:1 de tinta preta e água, imediatamente “raspe” a mesma esponja, com movimentos de cima para baixo. (Faça por partes, para que a tinta não seque.). Aguarde secagem.

7-       Retire a fita crepe. Com o pincel 427-10, faça o sombreado. (Molhe o pincel em água limpa, escorra o excesso de água na borda do recipiente, com a parte mais comprida do pincel, pegue a tinta preta. Em uma superfície não- absorvente, passe o pincel, sem sujar a parte limpa das cerdas, até que o traço obtido seja levemente degradê, só então passe nos limites de onde foi retirado a fita crepe.).

8-       Na parte de cima da peça, pinte com a Tinta Acrílica Decorativa Preta e o pincel Condor, 484-16. Deixe secar.

9-       Fixe o stêncil e com uma espátula plástica (Condor 541), aplique a Pasta Para Modelagem nos espaços vazados. (Não é necessário deixar muito alto.) Retire o stêncil e deixe secar.

10-   Com o pincel 484-16, passe Goma Laca Incolor sobre toda a fotocópia, espere secar e passe no verso também. Repita a operação.

11-   Passe a Termolina Leitosa sobre a pasta aplicada (stêncil) e fixe a decoupage fotocopiada, já recortada no tamanho certo, sobre os retângulos.

12-   Finalize com o Verniz Acrílico e o pincel 484-16.

Elisa Nathaly

47 Respostas

  1. A foto precisa ser impressa a laser ou uma cópia comum serve tb?
    Posso fazer colorida?
    Ficou muito bonito esse jeito tipo filme que vc fez eu gostei muito.
    Bjs
    Paty

  2. RESPOSTA DE NOSSA ARTEIRA !

    A fotocópia deve ser necessariamente impressa a laser sim, do contrário corre o risco de manchar ao passar a goma laca. Quanto a fazer colorida, claro que pode, vai do seu bom gosto ao combinar as cores.
    E Paty, muito obrigada pelo elogio e pelo interesse!!! Continue sendo arteira conosco!
    Bjo

  3. A foto pode ser impressa em papel ofício, ou somente em papel fotográfico???

  4. RESPOSTA DA COORDENADORIA!

    Para se fazer a decoupage é necessário que impressão seja a laser, obrigatoriamente. Em relação ao papel, ele deve ser em papel ofício.

    Dica: Para dar um acabamento de foto, passe por cima uma demão de goma laca incolor. Depois, envernize normalmente.

    Abraços;

    Coordenadoria

  5. Natália,
    Sinto não ter respondido antes, estava com o modem quebrado e a Net não prima pela rapidez…sorry!!!
    Sim, a decoupagem precisa ser feita em papel ofício pq se o fizer em papel fotográfico o relevo será muito grande e vc fugirá da proposta da decoupage como uma técnica, entende isso?
    Ao mesmo tempo isso torna a decoupagem mais barata!!! (legal, né?)
    Enorme abraço e obrigada pelo interesse!
    Elisa

  6. Olá, li em um site que a foto tem que ser impressa em um papel com gramatura acima de 90 e o papel oficio é gramatura 75. Existe algum problema com relação a isso? Pois não estou achando papel com essa gramatura de 90 só de 120 e achei grosso demais.

  7. Mylena, deixa eu te explicar…gramatura significa simplesmente qtos gramas uma folha pesa, isso quer dizer o qto o papel é incorpado entende?
    Neste caso, de querer colocar fotos em trabalhos artesanais nem é bom que a folha seja muito incorpada. A intenção aqui é de fazer um trabalho de decoupage com fotos impressas e se o papel for incorpado demais deixa de ser uma técnica de decoupagem e passa a ser um trabalho de simples cologem.
    Pode usar tranquilamente o papel ofício para suas fotos desde que seja impressão a laser ok?
    Bjos
    Andréa Abrantes

  8. Ola!! Andrea!!

    Estou fazendo a lembrancinha do casamento da minha irma, que é uma caixa de mdf pintanda em preto e a foto na tampa.
    So que a foto foi impressa em papel fotografico, se eu passar a goma laca ela fica legal?? ou eu passo verniz spray!!
    Preciso de ajuda!!! Se vc puder me responder, agradeço!!!
    Bjs
    Cris
    cris148@bol.com.br

  9. Oi Cris…
    Deve estar ficando show esta sua lembrancinha hem?! rsrs
    Olha só, se vc imprimiu a foto em papel fotográfico a prova d’água não tem problema algum vc borrifar o verniz spray, a goma laca eu não aconselho não por ter como base solúvel o alcool.
    O papel fotografico a prova d’água tem revestimento cerâmico, formado por pequenos poros que fecham ao receber a tinta que a impressora joga no papel, qdo imprimi. Este processo permite uma secagem instantanea tornando o papel resistente a água e consequentemente a borrões tb.
    Caso vc tenha feito a impressão em papel fotográfico comum não se arrisque a passar nada não viu?
    Cole a foto na caixinha e não passe nada por cima ok?
    Fique tranquila porque qualquer impressão feita em papel fotografico ( não gloos) é sempre mais resistente, só que se fôr em papel fotográfico comum não é recomendável dar proteção extra com produtos líquidos e principalmente qímicos.
    Bom trabalho pra vc e muuuuitas felicidades a sua irmã.
    Bjos

  10. Me disseram q o papel couchê é o melhor pra se imprimir os desenhos p/decoupage.Isso é verdade?A gramatura do q eu comprei é 180.E serve?
    E comprei tbm uma cola pra decoupage da acrilex,q tbm me informaram q é boa…
    Help!!!!!

  11. Querida Jaqueline,
    O papel couche é bom pois já vem com um pouco de brilho, pode usar sem receio amiga, se for imprimir em casa, depois que fizer a impressão aguarde uma hora pra secar bem a tinta, depois passe uma demão de goma laca incolor na frente e verso e aguarde secar bem.
    Caso voce vá imprimir a laser, não há necessidade de impermeabilizar a figura, não borra na hora de decoupar,ok!Bom trabalho!Bjs
    Equipe Butique

  12. Jaqueline, esqueci de comentar sobre a cola, pode usar a cola multicolage, cola gel, verniz spray e cascorez diluida na agua,ok!
    Lembrando de colocar pouca cola e alisar do centro pra fora,ok!Bjs

  13. Estava procurando um trabalho com fotos e todas as minhas dúvidas estavam ai. Que legal!!!
    beijos e obrigada

  14. Olá, mais um dúvida quanto a assunto, revestir toda a cx de mdf de papel, como fazer os acabamentos/ finalizações de colagem/ como é melhor cortar o papel, para que fique perfeito, tem um site maravilhoso de coisas lindas http://www.criadoradepresentes.com.br/blog, alguém sabe fazer isso????
    Podem me ajudar????

  15. Cristina, entrei no link pra ver, olha amiga não tem segredo nenhum, este tipo de peça já é vendido em algumas lojas, basta vc tirar as medidas exatas da peça e mandar imprimir a laser no tamanho desejado,ok!
    Para fazer a colagem siga as regras basicas da decoupage, centralize a foto, segure-a no centro e vá passando a cola do meio pra fora, primeiro faça uma metade depois a outra, fica mais fácil, alise bem com uma espátula, dai não vai precisar recortar rebarbas, depois de pronto, envernize toda a peça com verniz spray fosco para facilitar.
    Ah…um detalhe no cubo que vi, é que em um dos lados eles usaram uma tira de papel de scrapbook para incrementar, é só usar a imaginação e mandar ver no trabalho,ok!
    Qualquer duvida pode nos perguntar!
    Equipe Butique

  16. Oie Mulherada…boa tarde…
    Estou maravilhada com o conhecimento de vcs…rs
    Nunca fiz nenhum trabalho com decoupage, mas gosto muito de fazer trabalhos artesanais…vou me arriscar e com a ajuda de vcs….será ótimo!

    Obrigada e parabéns pelo trabalho e atenção de vcs…

    Bjos e até breve!

  17. Olá, fica muito bonito trabalhos com fotografia!
    Sou apaixonada por eles!
    Parabens!
    Janete

  18. Boa Noite!!

    estou fazendo uma caixa de fotos mas estou com
    duvida,em passar bastante cola ou pouca,se forma
    bolhas,e pode aplicar veniz spley sobre a foto depois
    de acabada.

    Beijos Nice.

  19. Oi Leonice…
    Vc pode misturar uma tampinha de cola cascorez com meia de água e fazer a decoupage.
    As bolhas vão depender de como vc vai proceder a colagem. Aqui no site em “Pinceladas da Butique” (menu inicial) vc encontra umas dicas bem bacanas de decoupagem, vale a pena dar uma olhada.
    Se vc imprimiu a foto em impressora a tinta eu te aconselho a passar antes uma camada de goma laca incolor, depois de + ou – uma hora que vc imprimiu ou então, seque bem a impressão em secador de cabelo e depois passe a goma laca. Caso seja a laser, não precisa impermeabilizar com goma laca não, cola a foto e passa o verniz direto, ok? Pode ser o spray sim, sem problemas.
    bjos minha linda

  20. Elisa parabéns pelo seu trabalho, linda sua caixa com fotos. Eu tbem fiquei sabendo que as fotos devem ser impressas em papel couchê, mais você que já tem mais experiência poderia me dizer qual o melhor tipo de papel para fazer caixas com fotos?? Couchê, sulfite comum ou algum outro que eu não saiba??

    Você faz os esquemas com as fotos para serem impressas em que tipo de programa de edição de imagens??? Me refiro a tipo….quero colocar algum detalhe a mais além da fotos, como fitas, desenhos, creio que deve ser editada da forma como queremos com medidas e tudo mais para depois levar para impressão, que programa vc utliza para esquematizar as fotos da sua preferência???

  21. Andrea estou te tentando ligar para fazer novas encomendas urgente. Por favor me contate. Obrigada Katia Strufaldi

  22. Olá isis…
    Olha só minha linda, como disse a Beth numa resposta ai e cima vc pode usar o papel couchê sem problemas esperando secar uma hora após a impressão e impermeabilizando com goma laca frente e verso.
    Vc pode usar papel sulfite tb viu, basta, após a impressão (que não precisa ser a laser) secar bem a imagem com secador e impermeabilizar com uma camada de goma laca. Use normalmente.
    Qto as fotos qdo queremos modificar ou acrescentar alguma coisa usamos o photoshop. Este processo é feito por um pessoal especializado que trabalha com a gente aqui na Butique, caso vc queira mais detalhes envie um email para eles em butiqueonline@butiquedasartes.com.br
    ok?
    bjucas

  23. muito linda tua caixa, tudo que vc faz.parabens mesmo viu.to querendo aprender para melhorar a renda da minha familia.um abração apertado p vc.

  24. Olá! Tentei fazer essa técnica em uma caixinha para ver se conseguia, mas tive problemas com a goma laca. Ela estava muito grossa, então ficaram vários cisquinhos de grude em cima da imagem, algumas “bolinhas”.. você me entende?
    Não ficou um trabalho “lisinho”..
    Você pode me dar dicas de como não deixar isso ocorrer?
    Muito obrigada!

  25. Ô Talita, fica triste não minha linda, isso acontece viu?
    Olha só, qdo vc perceber que sua Goma Laca tá meio grossa coloque umas gotinhas de alcool nela e misture bem. Outra dica legal é que pra passar Goma Laca o pincel deve ser mais durinho, dificultando assim o surgimento de bolhas. Parece uma dica boba mas eu descobri isto por um acaso, qdo usava um pincel macio e meu trabalho estava cheio de bolhinhas. Derrepente ele quebrou na minha mão e peguei o pincel mais perto que tinha, bem durinho, e no ato as bolhinhas se desfizeram. O pincel durinho não deixa que a Goma Laca se acumule criando bolhas, daí por diante só passo Goma Laca com ele.
    Mas olha só, não esquece de secar a foto com secador antes se a impressão não fôr a laser ok?
    bjos querida

  26. Brigadinha viu Sulany, vc é uma fofa.
    Vai fundo viu minha linda, te dou o maior apoio e conte comigo se precisar ok?
    Bjos grandes

  27. Não entendi bem como fazer a caixa vc gostaria de um passo a passo mais detalhado

  28. Olá Mercia;

    Obrigado pela sua sugestão.

    Adorariamos postar em nosso site um passo a passo seu mais detalhado. Fique a vontade para nos enviar quantos quiser, ok?

    Basta enviar o passo a passo com a foto para butiqueonline@butiquedasartes.com.br.

    Aguardamos ansiosos;

    Butique das Artes

  29. ola, gostaria de fazer uma caixa com a foto do meu bebe para lembrancinha de 1 aninho, mas gostaria de usar a foto mesmo, mas nao sei se posso usar qualquuer tipo de foto, e se posso usar verniz depois e que verniz posso usar?me ajudem por favor

  30. Olá Enaile…
    Impermeabilize a foto com GOMA LACA INCOLOR e use sem problemas ok? Não precisa nem envernizar depois, a GOMA LACA além de proteger da um brilho muito bonito.
    bjs querida

  31. ufa!!!! Que legal, encontrar essoas, como você, que tira as dúvidas com paciência, nos favorecendo a aprender mais com as dúvidas das outras. Muito bom, é dividir o que sabemos com outras pessoas, certamente, isso atrairá só coisas boas em sua vida. Parabéns ! Que Deus abençoe vocês. Bjs.

  32. Olá Andrea
    Adorei seu traabalho, tenho duvida com relação a tinta certa
    para pintar a caixa de mdf, estou começamdo agora e uso a
    tinta pva fosca, inclusive a branca no lugar da base, tem alguma dica ai? beijos !!!!!!! Eliana

  33. Olá Eliana…
    Brigadinha pelo carinho! :D
    Olha só minha fofa as tintas PVA são boas para trabalhar sim ,são bem mais fáceis que as Acrílicas que secam muito rápido, mas em compensação as Acrílicas dão um acabamento mais bonito, uniforme e são mais resistentes a água.
    Eu te aconselho a usar a Base para Artesanato ou então a Goma Laca Indiana. antes de vc usar tintas PVA nas cores claras viu.
    As tintas a base de água (como as PVA) tem tendência a manchar sua peça se esta não estiver bem selada. Nas cores escuras isto é muito difícil acontecer, vc pode pintar sua peça direto com a tinta PVA sem precisar selar, pois a cobertura das cores fortes e escuras é muito boa.
    Já com as tintas acrílicas artesanais vc não precisa nem selar, elas são a base de resinas e não vão deixar manchas na sua peça mesmo que vc use cores claras.
    Espero ter ajudado.
    Bijukas

  34. Olá Andrea
    de nada, adorei mesmo seu trabalho!
    Será que voce pode tirar outra duvida? eu posso usar tambem as tintas de tecido para caixa de mdf, vc sabe o procedimento?
    obrigada pela força!!!!!!
    beijos

  35. Olha Eliana, eu nunca pintei MDF com tinta de tecido não viu?!
    Já vi alguns trabalhos em MDF com esta tinta, muito lindos por sinal, mas eu mesma nunca me aventurei não, sendo assim não posso te dar nenhuma dica a respeito minha linda, vou ficar te devendo esta. :(
    Mas quem sabe não aparece por aqui alguem que já tenha feito este trabalho e te dê algumas dicas aqui nos comentários mesmo né?
    Alguém se habilita a ajudar a Eliana? rsrs
    Fiquem à vontade viu minha gente, o espaço aqui é nosso.
    bjos

  36. valeu Andrea, vou começar usando mesmo tinta acrilica, seguindo seu conselho! o seu ficou shou e eu gostei!!!!!
    beijos, depois volto para contar.

  37. gostaria de saber se posso colar a fotografia feita em casa mesmo,no oficio e so passar o verniz?BEIJOS

  38. queria saber se pode misturar agua no verniz para passar na caixa de fotos? se puder qual a quantidade de agua e verniz?

  39. Olha Walesca, toda impressão comum seja no papel que fôr tem que ter uma impermeabilização antes de vc passar o verniz. Se vc não fizer isso a impressão irá borrar com o verniz.
    Passe primeiro uma demão de Goma Laca Incolor, deixe secar , cole a foto e envernize normalmente ok?
    Bjos

  40. Dequal verniz vc fala Giza?
    Existem vários e alguns podem e outros não…
    bjos

  41. 1° de tudo me desculpem pois não entendo nada de trabalho artesanal… mas estou pensando em fazer umas caixinha de mdf com fotos, e derrepente se me sair bem vou fazer como lembrança pro meu casamento… mas to com uma dúvida aki, então vamos lá… pra colocar a foto, tenho q imprimir à laser em papel ofício ou uma foto normal, em paple de foto mesmo???… outra duvida… sendo foto normal fica auto relevo né… me desculpem se as perguntas forem mto absurdas, rsrsrs… bjs!!!

  42. ah… outra dúvida… como colo a foto é com essa Termolina Leitosa ou isso é só pra se for usar stencil??

  43. Olá Carol…
    Tenha fé lindinha, vc vai se sair muito bem sim e as lembranças de seu casamento ficarão divinas! rs
    Olha só, vc pode imprimir a laser em papel ofício ou pode imprimir a jato de tinta em papel ofício tb, só que nesta opção, vc tem que impermeabilizar a impressão com GOMA LACA INCOLOR. Primeiro no verso e depois na frente.
    Se a sua intenção é fazer um trabalho de decoupagem, então não te aconselho a usar a foto. Vc pode até fazer mas não ficara um trabalho delicado para lembrancinhas, entende?
    Para colar a impressão, seja a laser ou jato de tinta, use cascorez diluida em um tiquinho de água. Não esqueça que se fôr impressão a jato de tinta vc tem que impermeabilizar antes ok?
    Dá uma lidinha nos comentários deste post mesmo, vc pode tirar algumas dúvidas que restarem.
    Bjos querida

  44. Parabéns pela paciência e disposição em responder as inúmeas dúvidas da gente….
    Muito esclarecedor!!!!
    Só temos a agradecer!!!!
    Bjs

  45. Que bom Célia que as respostas lhe foram úteis! Apareça sempre! :D
    bjos

  46. Olá Andréa, bom dia!
    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer de verdade todas as dicas! Eu tinha muitas dúvidas sobre decoupage e você me ajudou muito.
    Como estou querendo fazer uma caixinha para dar de presente a uma amiga, só queria esclarecer mais uma dúvida: Se eu imprimir em papel couché, a laser, então eu não vou precisar impermeabilizar a peça antes de colar e passar o verniz, certo? Ou, independente do tipo de impressão preciso impermeabilizar? E porque as fotos vão ficando amareladas com o tempo?
    Desde já agradeço a paciência, rs
    Ronneta

  47. Olá Ronneta!

    Fico muuuito feliz em poder te ajudar minha linda e muito obrigada pelo chamego viu? :)
    Olha só, nas impressões a laser independente do papel que vc usar, não é necessário impermeabilizar.
    Já em qualquer outra impressão é necessário a Goma Laca.
    As fotos amarelam porque todo papel tem uma substancia chamada lignina.
    Esta substância natural da madeira é que faz as arvores ficarem em pé.
    Qdo o papel é confeccionado a lignina se mistura a celulose em grande quantidade.
    Com o tempo e a exposição a luz e ar a lignina oxida e amarela o papel.
    Mas se vc usar a Goma Laca nas fotos impressas (que não forem a laser) elas não vão amarelar não viu flôr ?!

    Bjos

    Andréa Abrantes

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

