Relógio com Decoupage e Craquêle (Foto*) – Andréa Abrantes

Uma das vantagens de se fazer artesanato é poder presentear as pessoas que se gosta de uma maneira especial. Eu já falei aqui, que toda peça que eu faço para alguém vai com muito de mim. Sinceramente…acho que não existe presente maior do que aquele que voce dá sem precisar dizer uma só palavra, e presente que a gente faz é assim, mudo.

Material:

  • 1 kit craquêle incolor
  • Tinta pérola ( Camurcyl)
  • I guardanapo para decoupage (redondo) com fundo claro
  • Pasta ouro rico da Corfix/Goldfix
  • 1 disco para relógio em mdf
  • Cola gel para decoupage (Mural)
  • 1 pincel largo com cerdas macias (para madeira)
  • Base branca (Aquarela Brasil)
  • Lixa 180
  • Maquina para relógio
  • Ponteiros e números para relógio
  • Cola Cascorez ou de silicone
  • Goma laca incolor (Camurcyl)
  • 2 panos secos e macios (trapo de camiseta)
  • 1 pilha pequena

 Passo a passo:

 

1  Passe uma demão de base em toda peça, frente e verso. Espere secar ou acelere a secagem com secador de cabelos.

 

2  Lixe e passe uma demão da tinta pérola. Seque e passe mais uma demão. Seque novamente.

 

3  Passe cola gel em toda superfície que voce vai decoupar e com um paninho seco vá pressionando o guardanapo em batitinhas para sair as bolhas. Não se esqueça de tirar as duas folhas da parte de trás do guardanapo antes de colar. Na elevação (se o seu tiver) tome muito cuidado para não deixar o guardanapo rasgar. Cole primeiro no centro e depois vá ajeitando o guardanapo na parte mais alta sem muita pressão. Seque.

 

4  Passe goma laca incolor no centro da peça. Seque.

 

5  Passe uma camada bem generosa de verniz base (kit Craquele) com o pincel deitadinho na parte mais alta do disco de mdf. Espere secar e passe mais uma camada. Deixe secar novamente.

 

6  Com o pincel ainda deitadinho passe uma camada generosa de verniz craquelador  em pinceladas curtas fazendo vários movimentos na horizontal e vertical. Deixe secar naturalmente ou no sol até que fique bem craquelado.

 

7  Com o dedo vá passando a pasta ouro por partes aonde você fez o craquele e tire o excesso com um paninho deixando a pasta somente nas rachaduras.

 

8  Cole os números com um pinguinho de Cascorez ou silicone, coloque a máquina, os ponteiros, a pilha e… tic-tac…tic-tac…tic-tac.

 

Este é da Faby, minha cunhada.

 

Andréa Abrantes

 

5 Respostas

  1. Olá, como vai? Eu estou começando agora com essa arte de decoupage e tenho algumas dúvidas…
    – como faz pra não deixar marcada a pintura com o pincel, eu uso um pincel bem molinho, mas ainda assim a pintura fica marcada, já tentei usar o rolinho, mas a pintura fica áspera.
    – fiz um cursinho para aprender a técnica, e eles me ensinaram a usar a cola cascorez diluída em água, mas qual a proporção para diluir? Minhas caixinhas ficam sempre com umas manchas brancas no guardanapo, será que a cola tá muito grossa?

    Aguardo seu retorno.

    Obrigada

    Joelma

  2. RESPOSTA DE NOSSA ARTEIRA!

    Joelma,

    Dilua 1 tampinha de água em 3 de tinta, assim a tinta não ficara tão grossa e usando o pincel macio a probabilidade de marcar é mínima. Se ainda assim marcar, logo em seguida passe o rolinho bem seco para dar um bom acabamento. Você deve passá-lo com leve pressão, sem força.

    Quanto a decoupage a sua cola deve estar grossa sim, verifique a validade e procure não deixá-la destampada por muito tempo para não perder a textura ideal. Na categoria “Dando uma Pincelada” (Dica Nº1) você encontra bem explicadinho, uma maneira simples e prática de decoupar com cola gel, mas se você preferir usar a cascorez dilua ½ tampinha em 1 de água, ok?

    Se tiver mais alguma dúvida é so me perguntar.

    Bjos

    Andréa Abrantes

  3. Olá, tudo bem

    Eu fiz uma caixinha pra minha irmã e usei verniz craquele por cima da tinta e depois passei uma camada de tinta por cima do vreniz, como estava escrito no rotulo. Mas o craquelado ficou muito fino, parecendo patina. O que eu fiz de errado? será que coloquei pouco verniz ou tenho que diluir a tirnta acrilica antes de passar por cima? Voce pode me ajudar?

    Obrigada,

    Priscila

  4. Posso sim querida!
    Eu acredito que o craquele a que vc se refere seja o da Camurcyl. Ele tem um efeito muito bonito mas realmente é meio chatinho de usar sim e o rotulo tem uma péssima explicação. De qualquer forma não encare isto como um erro querida, vc descobriu uma nova técnica. Fazer pátina com verniz craquele. Uia!!! Esta é a mágia do artesanato. rsrs
    Mas vamos lá, vou tentar explicar direitinho como usar este verniz.
    Não use tinta acrílica, use a PVA para pintar sua caixinha e deixe secar.
    Em seguida, com um pincel macio e bem carregado de verniz, passe-o na sua cx como se estivesse depositando-o, formando uma camada grossa.
    Vc deve deixar este verniz secar até o ponto de vc colocar o dedo e sentir grudar, é mais ou menos um ponto de mordência só que mais molinho.
    Com um pincel beeeeeeeem macio vc vai passar agora, em cima deste verniz ainda úmido uma camada de tinta contrastante da seguinte maneira:
    Com o pincel bem deitadinho dê uma pincelada curta na horizontal e em seguida do ladinho uma pincelada curta na vertical e vá fazendo assim até o final de uma linha imaginária.
    Abaixo desta linha vc vai fazer a mesma coisa só que começando ao contrário , pela vertical.
    Faça isso em todo espaço que vc quer craquelar como se vc estivesse entrelaçando a tinta.
    Espere secar naturalmente para que o efeito seja mais bonito e volte aqui pra me contar como ficou ok?
    bjos querida
    Andréa Abrantes

  5. Oieeee Andréaaa…Eh…eu ainda não tinha visto esse seu trabalho…Realmente está um show…o craquelado ficou bem acentuado e combinou perfeitamente com o motivo de frutas do guardanapo.
    Amei!!! Bjinhos

Os comentários estão desativados.

