Prato Decoupado e Queimado (Foto*) – Andréa Abrantes

Esta técnica eu assisti no programa da Kátia Fonseca e quem executou foi o artesão Davi Jansen.

Achei muito fácil de fazer e o resultado é lindo. O mais legal é que você pode montar o seu próprio aparelho de jantar, pois as peças podem ser lavadas com água e sabão normalmente.

 

Material:

  • 1 prato Duralex  transparente (tem que ser incolor não pode ser azulado nem rosado )
  • Base 150º brilhante incolor – Corfix
  • Tinta 150º brilhante branca – Corfix
  • Tinta 150º metálica ouro ou cobre – Corfix
  • Pincel largo e macio
  • Pincel chanfrado pequeno
  • Álcool
  • Paninho (trapinho qualquer)
  • 1 guardanapo de flores claras
  • 1 lixa

1ª etapa

 

Com o paninho limpe bem o verso do prato com álcool

Passe uma demão de base brilhante com o pincel largo

Cole o guardanapo ( tire as duas películas e tome muito cuidado para não rasgar) coloque um plástico por cima e alise com um paninho seco.

Retire o plástico com muito cuidado

Espere secar por + ou – 20 minutos ( não use secador)

retire as rebarbas do guardanapo com a lixa

 

Aqui nesta fase, se vc quiser deixar o prato transparente com os desenhos bem suaves, é só passar outra demão de base incolor por cima do guardanapo e  esperar 24hs para secar e depois queimar.

 

Se vc gosta do desenho mais vivo e realçado então pinte as flores do guardanapo com o pincel chanfrado ( aqui no caso eu passei branco nas flores que eram creme mas se vc optar por cores mais fortes use a tinta de acordo, ok? )

Espere sevar novamente

Passe uma demão de tinta ouro ou cobre em todo verso do prato,  por cima da decoupage.

 

Espere secar no mínimo 24hs em lugar arejado.

 

2ª Etapa

 

Agora nós vamos queimar a tinta para que ela realmente fixe no prato.

Esquente o forno por 10 minutos a 150º e coloque o prato lá dentro por 35 minutos com a parte decoupada e pintada para cima.

Retire e deixe esfriar.

Ta pronto pra uso

 

Se vc fôr fazer um jogo de jantar, o melhor é que vc já compre alguns guardanapos de reserva, pois caso quebre algum prato vc pode repôr sem problemas.

 

Uma dica bem legal que a gerente da lojinha que eu compro material me passou é que depois de queimar, se vc quiser deixar o verso do prato mais protegido e brilhante, é só passar uma camada de Laca Chinesa (Mural) e esperar secar por 7dias. Segundo ela fica um acabamento de vidro. Valeu Drica!

 

 

Adorei isso!

 

 

Andréa Abrantes

23 Respostas

  1. Eu não acredito!!
    Minha cara um jogo de jantar de oncinha!!!!
    Amei Andréa,parabéns.
    Já postei a lista de material no meu blog.
    Eu quero fazer minha caixinha de costura então vou providenciar minha lista pra ontem.
    Beijinhos e obrigada.

  2. Tia Andréa, que prato maravilhso, vc arrasou, adorei, amei, pode ter certeza q quando eu for aí, vc vai me ensinar pessoalmente, vc está de parabéns………

  3. Andréaaa… ficou mto lindoooo!! Aliás todas as suas peças estão divínas…Parabéns!!
    Bjus e ótimo final de semana!!

  4. Oi meninas…eu sabia que este prato ia fazer sucesso!
    Não só pelo resultado mas pela facilidade de fazer.
    Brigadoooooooooooooo!!! To até vermelha…rsrs
    bjos

  5. Andréa. Eu estava louca para ter a lista do material e como fazer este prato. Vi na TV e achei fantástico. Obrigada pela bela demonstração. Vou fazer hoje mesmo. Beiiiiiijos

  6. Clélia
    Eu já montei doze pratos rasos, agora vou partir para os de sopa. Quero fazer um jogo completo de doze peças para cada tipo de prato, coisa que vc dificilmente acha pra comprar. Hoje em dia só se acha jogos com seis e esta técnica, além de nos dar a liberdade de fazer qtos a gente quiser tb podemos personalizar nossos pratos. Não é show isso?
    Tb adorei!
    Bjos querida

  7. adorei este trabalho. é maravilhoso. parabens

  8. Andréa,

    Este prato ficou um luxo !!!!!
    Você arrasou ….. kkkkk

    beijinhos

  9. Andréa,

    Esse prato ficou um luxo !!!
    você arrasou … kkkk

    beijinhos

  10. pARABENS aNDREA ESSE SEU PRATO FICOU SHOW….
    HOJE MESMO ESTAVA EM UM ATELIER DE UMA AMIGADA QDO UMAS DAS ALUNAS FALOU DESSA TECNICA…LÁ FUI EU PROCURAR NOSPAI DOS BURROS( A INTERNET)…RSRSRSRS…SÓ Q NO SITE DA TV GAZETA NAO EXPLICA COMO VC EXPLICA…PARABENS!!!!
    SUCESSO SEMPRE!!!!!
    AH TENHO UMA PERGUNTA:- ANDREA NESSE PRATO VC USOU DOIS TIPO DE GUARDANAPO( O DE FLORES E O DE ONCINHA???)
    OU O QUE É QUE DA ESSE EFEITO DE ONCINHA OU CRAQUELADO????
    AGUARDO SUA RESPOSTA, OK
    BJOS
    FICA COM DEUS!!!!

  11. Maria, Marcinha e Jacilma…

    Muito obrigada pelo carinho viu meninas. Eu fico muito feliz qdo consigo postar algo que agrade tanto.
    Jacilma minha linda, eu usei apenas um guardanapo. O efeito de oncinha e craquelado que vc falou são do próprio guardanapo, que servem de fundo para as flores.
    Não é um guardanapo difícil de achar mas eu tenho aqui um pacote fechado com a etiqueta de referência, caso vc queira procurá-lo acho que assim fica mais fácil, quer anotar?
    WID ABOUT ROSES – CREAM NATURE
    MF197366

    Bjos queridas

  12. Andrea, acho que vc. é muito simpatica e legal, conhecimento é para ser dividido, adorei. Parabéns.

  13. Andréa:

    Que prato mais maravilhoso! Vou fazer um jogo de jantar bem grandão, porque é difícil achar mesmo. Será um projeto para fazer assim que minhas aulas acabarem!!!
    Eu não peguei o sabonetinho no dia do nosso encontro, mas não tem problema.
    Agora, preciso fazer duas perguntinhas:
    onde eu acho caixinhas fofas para decoupagem? Na 25th street?
    E acho que não posso ensinar a fazer o casaquinho lá do blog aqui na Boutique. Não é receita minha. Eu peguei em uma revista! Será que dá problemas de direitos autorais?

    Beijo grande,

    Cris

  14. Ô Mirian …
    Obrigada pelo carinho viu?!
    Concordo plenamente com vc, devemos dividir o nosso conhecimento e se analisarmos bem, a gente só sabe porque alguém tb dividiu o que sabia.
    É como diz o ditado: “Ninguem é tão leigo que não possa ensinar, nem tão sábio que não possa aprender”. Assino embaixo.
    Bjos minha linda!

  15. Oi Cris…
    Bom ter vc aqui!
    Eu guardo seu sabonetinho (e o da sua fotografa tb, rsrs)…te entrego no próximo encontro.
    O endereço eu te mando por email ok? Qto ao casaquinho não tem problema nenhum não, desde que a gente coloque os devidos créditos a dona da receita. Se vc quiser postar é só colocar junto ao pap
    o nome dela, que a gente divulga sem problemas.
    Bjos celebrity’s (metida? eu? imagina!!! KKKKK)

  16. Boa noite
    Este prato de oncinha é tudo. Mas como nunca fiz nada com vidro, estou um pouco perdida, se você puder me esclarecer agradeço muitão.
    Eu colo o guardanapo com a base brilhante, ok e depois como eu faço para pintar as flores se o guardanapo já estará colado? Desculpe se minha dúvida parecer tola, é que realmente só pinto madeira… Beijos e obrigada

  17. Oi Laine…
    Para com isso viu, sua pergunta não tem nada de tola, vale até pelo fato de eu poder explicar melhor esta parte que é meio complicadinha mesmo.
    É o seguinte:
    Vc passa a base brilhante, cola o guardanapo e espera ficar bem sequinho (30 a 40 minutinhos).
    Com o pincel chanfrado e a tinta branca vc vai agora pintar as flores do guardanapo colado, realçando-as.
    É muito fácil fazer isso porque o guardanapo ja estara bem colado e sequinho e embora vc esteja pintando em cima dele vai parecer que vc esta pintando o próprio prato porque depois de colado e seco o guardanapo se adere perfeitamente ao vidro.
    Vc espera secar novamente de 30 a 40 minutos e depois deste tempo é só finalizar com a tinta ouro ou cobre.
    Aqui neste prato eu finalizei com tinta cobre.
    Acho que depois de mexer com vidro vc vai se encantar e começar a decoupar tudo que é frasquinho que encontrar na sua frente. O treco vicia viu…mas é muito bom…vai por mim! rsrs
    Bjos

  18. Andréa:

    A partir da semana que vem vou estar mais folgada por causa da faculdade. Ai começo outro casaquinho e faço um PAP. Só que sou lenta…..rsrs

    Bjs,

    Cris

  19. olá, tudo bem? achei muito lindo mesmo o seu trabalho, tenho uma perguntinha para tirar minha dúvida…se eu colar o guardanapo e nao pintar as flores…mesmo assim devo queimar o prato no forno, para usar e lavar normalmente? um abraço e fica com Deus.

  20. Oi Eliude…
    Como vai vc minha linda?
    Obrigada pelo elogio viu…(bochecha coradíssima!) rsrs.
    Vc precisa queimar o prato sim para que ele possa ser lavado normalmente.
    Mesmo que vc não pinte as flôres é fundamental dar o acabamento com a Base Brilhante Incolor ou a Tinta Cobre que precisa ir ao forno depois.
    O que é importante vc saber é que depois de decoupar o guardanapo, sempre vai ser preciso passar uma demão de Base Incolor 150 ou Tinta 150 (colorida da cor que vc quiser) em cima dele para que o prato possa ser queimado e usado normalmente como utilitário de cozinha.
    Então vms lá:
    Primeiro vc passa alcool no verso do prato.
    Tb no verso dele vc passa uma camada fina de Base brilhante incolor
    Cole o guardanapo como explicadinho ai no pap, ok?
    Espere secar bem e passe por cima do guardanapo que vc decoupou outra demão de Base Incolor Brilhante ou Tinta (aqui eu usei a tinta cobre).
    Espere no minimo 24hs e leve ao forno para queimar, como explicado aqui no pap tb.
    Se ainda restar alguma dúvida é só gritar…venho correndo! rsrs
    Bjos querida

  21. muito sucesso , amei o prato vou tentar fazer amanha mesmo.

  22. Gostei muito do trabalho mas acontece que eu gostaria de não queimar pois não tenho forno e só quero para pouca produção,pois não vendo .
    Poço fazer sem queimar?
    Por favor me de outra dica.
    Se craquelar podes se usar para comer?
    Desde ja muito obrigada.
    Cândida.

  23. Olha só Candida, tem jeito não viu lindinha, se vc quiser usar seu prato pra comer tem que queimar sim, pois se vc não fizer isso vc não poderá lavá-lo depois, entende?
    Se vc for usar só pra decoração sem problemas, não precisa queimar.
    Mesmo craquelando vc vai ter que passar a Base 150º por cima do craquele e queimar ,se sua intenção for usar o prato para refeições, ok?

    Bjukas

Os comentários estão desativados.

