Porta Agulhas de Trico em Pátina Vela ( Foto*) – Andréa Abrantes

Esta caixinha eu fiz para uma amiga que tricota muuuuuito e que mesmo nos dias mais turbulentos é dona de um carisma e bom humor contagiantes. Adoro pessoas assim, que passam pela vida de cabeça erguida mostrando seus erros e acertos , compartilhando, dividindo e servindo de exemplo pra muita gente.

 

Material:

 

  • 1 cx de mdf para agulhas de tricô
  • Tinta pva magenta
  • Tinta pva marfim
  • Base branca para artesanato
  • Lixa 180
  • Pincel largo e macio
  • Textura ou massa de modelagem
  • I vela
  • 1 stêncil de sua preferência para a tampa
  • 1 stêncil de sua preferência para fazer a barra da cx
  • Fita crepe
  • Verniz
  • Cera em pasta incolor
  • Trapinho macio ou flanela

 

Passo a Passo:

 

  1. Passe uma única demão de base em toda cx e espere secar. Aqui neste caso, vc só vai usar a base para dar uma selada na cx e evitar que ela chupe muito a tinta pva que vc vai usar em seguida.
  2. Lixe e tire o pó.
  3. Passe duas demãos de tinta magenta em toda cx  intercalando a secagem.
  4. Passe vela em toda parte de fora da cx, riscando bem, deixando-a bem parafinada.
  5. Com o pincel (seque-o bem em um paninho)) que vc pintou a cx  tire os gruminhos de vela que geralmente ficam.
  6. Agora passe por cima da vela duas demãos de tinta marfim intercalando a secagem.
  7. Espere secar, não use secador para não correr o risco de estragar os riscos de vela com o calor.
  8. Quando a tinta estiver bem seca vc vai lixar toda parte parafinada em um único sentido, desgastando toda parte pintada de marfim.
  9. Tire todo pó da peça e envernize por dentro.
  10. Tinja um pouquinho de textura com uma pequena quantidade de tinta magenta.
  11. Fixe o stêncil com fita crepe e com o auxílio de uma faquinha ou espátula passe a textura colorida.
  12. Faça a mesma coisa na parte de baixo da cx com o extencil de barrinha.
  13. Espere secar de um dia para outro.
  14. Passe a cera em toda parte de fora onde vc fez a pátina.
  15. Espere + ou – 30 minutos e lustre com um paninho macio e seco.

 

Andréa Ramos, esta é sua minha querida.

 

Andréa Abrantes

9 Respostas

  1. Olá Andréa, adorei ter ido ao encontro e ter conhecido todas vocês, são ótimas!!!!
    A caixinha ao vivo é mais bonita!!!!!
    bjos

  2. Oi Andréa,

    Nossa, não tenho palavras para descrever a alegria de conhecer todas vocês. Com certeza, nos encontraremos tantas outras vezes.

    Parabéns pelos seus trabalhos que são LINDOS, e principalmente pela ternura com que se disponibiliza a ensiná-los com tanto carinho.

    Beijos e uma semana linda

    Lu

  3. Andréa:

    Muito obrigada pela deliciosa aula. Dizer que adorei foi pouco!!!! Até o próximo encontro!

    Bjs,

    Cris

  4. Oi queridona!!!!
    Super atrasada né,mas vim agradecer por ter ganho esse presente maravilhoso.
    Fiquei tão feliz,meu marido achou tão lindo,enfim,tudo maravilhoso.
    Obrigada por tanto carinho comigo e só para causar mesmo ” EU TENHO A CAMISETA!!!!!!!!!UHUUUUUU”
    kkkk
    Beijoconas.

  5. Vcs são todas umas fofas.
    Bjos enoooooooooooormes!

  6. Oi cunhada! Esse blog tá bombando hein? Parabéns!

    POstei agora um comentário em um post da Lisa. Estou aprocura de folhas de alumínio pra comprar – tcharannnnn! maluquices que estou inventando para a árvores (aliás vou precisar de todos vcs aqui pra me ajudar, han?). Só que não pode ser papel alumínio, aquele comum que a gente usa na cozinha. Tem que ter uma espessura maior e ser maleável, como aquelas tampinhas de dentro do Nescau, sabe?

    Sabe onde encontro isso cunhada?

    Bjo!
    Faby

  7. Eba!!!
    Rainha no meio das arteiras! Na verdade somos todas comadres né? rsrs
    Então Fá, é o seguinte…Existe uma técnica no artesanato chamada de Prata Boliviana que é feita com uma lâmina de aluminio (chamada de FOLHA DE PRATA BOLIVIANA) parecida com a tampinha de Nescau que vc falou. O problema é que ela não é muito barata e é difícil de achar. Esta técnica eu aprendi com a nossa querida Lisa e qdo ela me falou desta folha ela me deu a opção de usar, para substitui-la, EMBALAGEM DE ALUMINIO PARA CONGELAMENTO (sabe tudo essa nossa Dinda viu!).
    Para a técnica que eu te falei deu super certo, pois ela tem uma espessura mais grossa, sem contar que é beeeeeeeeem mais barata e vc encontra nestas lojas que vendem produtos para fabricação de bolos artesanais, panetones, ovos de páscoa, além de congelados… é claro!
    Vou ver lá do lado da empresa se acho pra vc.
    Qdo for a hora de ajudar é só chamar.
    bjos saudosos

  8. Oi Andrea, lembra que tinha te falado de uma feira aos domingos que vende muito materal para decoupagem???Então , fica na Praça Princesa Isabel, domingos pela manhã, min ha amiga falou que está com preços muito bons!!!!Ah, no próximo encontro vai ter aulinha novamente???Vou levar uma caixinha também, fiquei com vontade…
    bjos

  9. Af! Monica, já to de comichão pro domingo chegar logo. rsrs
    Sou igualzinha a vcs com as lãs. A gente tem um monte mas tá sempre querendo fazer justo aquela que não tem. Tô louca pra encontrar um recorte de MDF em formato de brasão, tomara que lá eu encontre.
    Qto a aula são vcs que mandam. É só combinar.
    Bjos minha linda

Os comentários estão desativados.

