Porta Leque (Foto*) – Andréa Abrantes

Arte Sustentável

 

Minha cunhada esteve em casa com meu querido irmão.

No dia seguinte eu liguei:

-Alê vc esqueceu seu leque aqui!

– Relaxa cunhada, nem esquenta! Ele está super velho. Pode jogar fora que seu irmão vai me dar outro.

Oi? Jogar fora? Será que entendi direito?

Artesã não pode ouvir esta palavra né? Minha cabeça já começou a pensar mil e umas e minhas mãos coçaram na hora.

Taí…deu nisso!

Devolvi o leque dela em forma de caixinha.

A Alê merece guardar os leques dela de forma bem linda e chique, assim como ela é.

 

Material:

 

  • 1 caixinha de tampa solta para lápis
  • Laca acrílica incolor
  • Tinta vermelha acrílica, dourada, branca e azul
  • Dimensional dourada
  • Lixa esponja
  • Uma figura de decoupagem japonesa
  • Dimensional nas cores da figura
  • Um leque velho
  • Termolina leitosa
  • Betume em cera
  • Pincel  macio
  • Cascorez ou cola gel

Passo a passo:

 

  1. Pinte toda cx com duas demãos de tinta vermelha lixando entre uma demão e outra.
  2. Faça a decoupagem com cascorez ou cola gel.
  3. Passe uma demão de laca acrílica em toda caixinha
  4. Aplique dimensional nas bordas da tampa e da base a seu gosto, com pequenas bolinhas.  Espere secar.
  5. Corte o leque ao meio e ajeite-o de forma que ele (aberto) caiba em cima da tampa.
  6. Passe duas demãos de termolina leitosa no tecido do leque para que ele endureça e passe cascorez na madeira, fixando as madeirinhas. Deixe secar.
  7. Passe o betume na madeira e retire com um paninho seco o excesso.
  8. Realce com as tintas branca, azul e dourada os desenhos do tecido e aplique dimensional dourada nas bordas.
  9. Cole com cascorez em cima da tampa.
  10. Finalize realçando a decoupagem com dimensional nas cores da figura escolhida.

Andréa Abrantes

2 Respostas

  1. Pq todas as artesãs são iguais?…rsrsr Antes de jogar qualquer coisa fora eu penso duas vezes…” isso pode servir para alguma coisa”.. e taí…esse porta legue lindissímo…parabéns pela idéia e pelo trabalho Déia!!!
    Bjus

  2. Que idéia maravilhosa, sua cunhada deve ter amado.
    Bjs

Os comentários estão desativados.

