Porta Jóias com Técnica Carimbo (Foto*) – Ana Claudia De Simoni

Queridos Arteiros e Arteiras,

 

Fico muito feliz em postar o artesanato de minha amiga Ana. Conhecemos-nos de uma forma meio confusa, mas que com muito carinho e solidariedade de todos, inclusive de nosso amigo Nino Badessa, nos tornamos pessoas queridas umas das outras.

 

Aproveitem o passo –a-passo. A forma com que ela escreve é muito carinhosa, simples e grava fácil em nossos corações.

 

Obrigado Simoni por compartilhar como “Arteira Solidária”, em nosso site. Não só eu como todos os arteiros, vamos ficar gratos com suas postagens.

 

Fabiano Moreira

 

Materiais:

 

  • Porta jóia em MDF
  • Base branca para artesanato
  • Tinta PVA rosa
  • Pincel chato
  • Pincel chanfrado
  • Bandejinha de isopor
  • Pano vegetal
  • Lixas
  • Carimbos com motivos de rosas, joaninha e arabesco
  • Cera em pasta incolor

 

Passo a Passo:

 

1) Passei lixa fina na peça crua. Gosto de lixar antes de pintar, pois mesmo que o MDF seja bem recortado e de ótima qualidade, sempre tem as pontinhas dos cantos que podem machucar ao manusear a peça.

 

2) Dei umas 3 ou 4 demãos de base branca, intercalando secagem e uma leve lixadinha. Após a última demão, passei a lixa d’água para tirar qualquer imperfeição ou aspereza. Quando a peça é branca, é importante que fique BEM branca.

 

3) Nessa peça usei carimbo de rosinhas e joaninha na parte externa e arabesco internamente, mas você pode soltar sua imaginação e carimbar o motivo que mais agradar.

 

4) Para carimbar, aplico com pincel a cor desejada numa bandejinha de isopor ou cx de leite aberta (recicladas). Espalho bem observando para não deixar a camada de tinta nem muito fina nem muito grossa. Do lado da bandejinha já deixo um paninho vegetal seco (desses de pia), porém com uma parte úmida. Aperto o carimbo na tinta e logo em seguida na peça, aperto delicadamente sem tremer. É importante dar uma limpadinha no carimbo no pano úmido e secá-lo antes de carimbá-lo novamente na tinta. Fazer esse processo tantas vezes quantas forem as carimbadas. Isso evita de borrar o desenho por excesso de tinta nos sulcos do carimbo. Para ter certeza que a quantidade de tinta espalhada está adequada, carimbe num papel ou pedaço de MDF, assim você não borra a peça. Vá espalhando mais tinta na bandejinha, conforme for acabando.

 

3) Depois fiz um sombreado rosa, com o pincel chanfrado nas bordas da peça.

 

4) Fiz o acabamento passando cera incolor (dessas de uso doméstico) com um paninho em toda a peça. Aguardar um pouco e lustrar com um pano macio

  

Espero que usem essa técnica em várias peças diferentes.

 

 

Ana Claudia De Simoni

Uma resposta

  1. Ola!!

    Muito linda a sua peça! Nunca tinha ouvido falar em acabamento com cera de uso doméstico, ela tem o mesmo efeito do verniz?? Seria cera liquida ou pastosa??

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: