Garrafa de vinagre reciclada (Foto*) – Andréa Abrantes

Arte Sustentável

Em casa a gente faz muita salada é até pouco tempo atrás eu juntava as garrafinhas e dava para  o faxineiro do prédio  reciclar.

Um dia desses eu fui a última a usar o vinagre e quando ia separá-la para a reciclagem me dei conta da garrafinha linda que tinha nas mãos.

Ôôôôô D. Andréa, tá ficando lesada é? Se é pra reciclar , recicle vc mesma né?

Ô meu Pai! O que eu vou dizer pro Edilson agora?

Material:

  • 1 garrafinha de vinagre castelo
  • Álcool
  • Primer 7 em 1 da Gato Preto
  • Tinta pva preta
  • Tinta pva cinza claro
  • Tinta acrílica prata
  • Dimensional prata
  • Kit craquele preto
  • Cordão de seda preto
  • Dois botões ou pingentes
  • Bucha Scoth –Brite (só um pedacinho)
  • Fita crepe

Passo a Passo:

  1. Passe álcool na garrafinha e na tampinha limpando bem qualquer resíduo de gordura ou poeira.
  2. Passe duas demãos de 7 em 1 intercalando a secagem. Pode usar secador viu?
  3. Passe duas demãos de cinza na garrafinha toda e duas de tinta prata ( eu gosto beeem prateadinha) .
  4. Divida a garrafinha a seu gosto com a fita crepe.
  5. Na parte de baixo passe duas demãos de verniz base do kit craquele, na horizontal, intercalando a secagem.
  6. Passe agora o verniz craquelador preto no sentido contrário, na vertical, de forma generosa.
  7. Tire a fita crepe e coloque a garrafinha no sol, vc vai ver que o craquelado fica muito mais bonito qdo age sob o efeito do sol. Seca bem mais rápido tb.
  8. Pegue um pedacinho de bucha e passe na tinta preta, bata em papel absorvente tirando o excesso e em seguida vá dando batidinhas na parte de cima da garrafinha.
  9. Molhe a buchinha na tinta e vá tirando o excesso sempre que necessário.
  10. Pinte a tampinha de preto com duas demãos e faça umas bolinhas com a dimensional prata.  Faça bolinhas na divisão das técnicas aplicadas tb.
  11. Passe o cordão no gargalo da garrafinha e pendure os botões ou pingentes dando arremate com um nozinho miúdo.

Já sei! Vou dizer que aqui em casa a gente tá na base do limão. Pra não ferir, vale uma mentirinha né?

Bjos

Andréa Abrantes

14 Respostas

  1. Eu tb nunca reparei nas garrafinhas de vinagre.
    Também nunca me aventurei a fazer alguma coisa em vidro, mas agora vou tentar. Pelo jeito que vc ensinou parece muito fácil.
    Ficou muito graciosa a garrafinha.
    Beijos Andréa e obrigada pela dica.

  2. Gostaria de saber se para fazer craquele em madeira seria esta mesma tecnica…obrigada

  3. Q arte MARAVILHOSA!!! Ñ se preocupe, se vc foi intuida, c/ certezafoi pelo nosso bom Deus, é pq ele sabe q vc tb vai reciclar. E ñ se preocupe pq Ele mandará p o sr. Edilson mais reciclágem d quem ñ sabe o q fazer.rsrs Bjs

  4. Eliane e Zenaide…
    Muito obrigada pelo conforto viu?! rsrs
    Tava me sentindo tão mal com esta estória, mas vcs têm razão, quem não sabe reaproveitar vai acabar juntando pra ele né? rsrsrs
    bjos

  5. Olha Any, este craquele da Dayara é bom por isso, ele é muito fácil de usar e o jeito não muda nunca. Tanto pra madeira, como vidro, plástico, resina, etc… o jeito de aplicar o é o mesmo. Vc só precisa ficar atenta para o uso do primer qdo necessário ok?
    bjos lindinha

  6. oi Andrea adorei essa garrafinha, vc faz um otimo trabalho viu, adorei!!!!!!!!!!
    beijos!!!!!

  7. ola Andrea!achei maravilhosa a garrafinha.vou tenta fazer pra dar de presente pras cunhadas no natal.sera q, consigo??uma duvida!! o craquele eh a base d’agua??ha so vou servir salada agora aki em casa,!eh bom pra emagrecer e usar tdas as garrafinhas,,bjo linda!sou de maringa.

  8. E vc viu como é “facim” de fazer Eliana?
    Manda ver nas saladas e ajeita a reciclagem que vc vai fazer coisas lindas viu?! rsrs

    Bjos querida

  9. Oi Emilia…
    Como anda esta terrinha ai pros lados do Paraná?
    Manda beijos a todos daí, e um enorme pra vc tá?
    Vms lá…o craquele da Dayara é a base de água sim e já te adianto que suas cunhadas vão morrer de inveja de vc no Natal, olha só:
    1º -por vc fazer mimos tão lindos de presente
    2º -por vc estar lindamente magra…hahahahahahahha
    Pudera né, haaaaaaaaja salada! rsrs
    bjos linda

  10. Essa foi dez, Andrea!!!!!!!!!!!!!!! Eu tenho um monte de garrafas aqui em casa. De vinho, de vinagre, de suco, de azeite, etc. De vez em quando faço alguma coisa. Outro dia estava tentando verniz vitral. Não ficou muito bom mas preciso melhorar a minha técnica. Mas essa sua ficou barbara mesmo. Dá licença de eu copiar? bjks

  11. Reciclar é muito bom,ainda mais com todo esse talento(rs,rs,rs).Ficou linda.!!!Gostaria de esclarecer uma dúvida:é verdade que os produtos da Gato Preto não podem(ou devem),ser misturados com produtos de outras marcas ?Desde já agradeço.Um abraço.

  12. Olha só Beth, eu usei nesta garrafinha produtos Camurcyl, Daiara e Corfix, junto com Gato Preto. Então minha linda isso é pura conversa viu?!
    Não entra nessa não ok?
    Use o que tem em casa com qualquer produto Gato Preto que vc precisar comprar.
    bjos flôr

  13. Olá!! Confesso que vi por acaso, mas fiquei encantado com o trabalho, aliás sempre fico admirando trabalhos artesanais e as vezes penso em fazer algo nessa área, mas acho que não levo jeito.

    Parabens a vc… e a todos da área.

    Evando – Paranavaí, Pr.

  14. Olha Evando eu pensava o mesmo de mim viu?!
    Pra falar a verdade eu ainda sou muito, mas muito sem desajeitada.
    Vc não tem noção do que eu quebro de copo aqui em casa. rsrs
    Mas artesanato, qdo vc faz vc viaja…
    Tenta, vc vai gostar e no que precisar estamos aqui para te ajudar ok?
    abraços

Comentários encerrados.