Flor de fita de cetim (Foto*) – Andréa Abrantes

Há um tempo atrás, uma de nossas queridas arteiras, Waldirene Rodrigues, freqüentadora aqui da nossa Butique, nos pediu para ensinar a fazer flores de tecido que pudessem ser colocadas em sandálias de borracha e em colares..

Pois bem, para aprender e postar aqui, fiz um a aula com a querida arteira Evelyn Elsner, artesã de mão cheia especializada em tricô, crochê, tear, tapeçaria, tecido…enfim, se vc der uma agulha e linha nas mãos dela, ela é capaz de remendar até coração partido.  rsrs

Vou tentar ser bem explicativa para que não fique dúvidas mas se ficar, vcs já sabem, é só gritar.

Como se trata de um trabalho de várias etapas eu vou começar ensinando, em primeiro lugar, as flores. Nas postagens seguintes eu explico como fazer o colar e a forrar as sandálias ok?

 

Material:

 

  • Fita de cetim nº12 ou 15
  • Isqueiro
  • Tesoura pequena
  • Pedacinho de EVA
  • Caneta ou lápis
  • Agulha de costura
  • Linha na cor da fita
  • Compasso

 

Passo a passo:

 

  1. Com o compasso faça um círculo no verso da fita, fazendo a volta toda (pegando as beiradinhas da fita).

 

 

  1. Recorte este círculo em cima de um pedacinho de EVA fazendo assim o molde.
  2. Com este molde faça treze círculos no verso da fita contornado-o com lápis ou caneta.
  3. Recorte agora os treze círculos  tomando o cuidado de recortar abaixo do risco de lápis/caneta para que ele não apareça.
  4. Com o isqueiro arremate os círculos passando levemente a chama em volta de cada um. Vc vai sentir que depois de queimar as bordinhas, além de não desfiar mais, a textura fica diferente.
  5. Agora vamos fazer o miolinho da flor. Pegue um círculo e dobre ao meio. Dobradinho assim enrole-o. Com a agulha e linha costure a parte de baixo do rolinho para que ele não se solte.  Separe-o.
  6. Pegue agora cinco cículos e sobreponha-os (só na beirada) alinhavando abaixo da metade do círculo.

 

 

  1. Agora puxe a linha, franzindo os círculos. Procure não puxar muito, deixando um franzido meio solto. Dê um arremate para prender o franzido.

 

 

 

  1. Faça a mesma coisa com os sete círculos restantes.
  2. Agora pegue o franzido de cinco círculos e envolva-o no miolinho tomando o cuidado de não deixá-lo subir. A fita de cetim é muito escorregadia.
  3. Costure passando a agulha no fundo e prendendo o miolo aos círculos. Arremate com mais ou menos cinco voltas de linha no fundo da flor, dando por fim um nó.
  4. Faça a mesma coisa com o franzido de sete círculos.
  5. Corte a parte de baixo da flor e queime para arrematar.
  6. Abra os círculos, que agora já viraram lindas pétalas, ajeitando do seu modo.
  7. Vc pode fazer esta mesma florzinha em tecido (com chita fica divino!) de diversos tipos..
  8. A diferença é que ao invés de arrematar os círculos com isqueiro vc vai passar Termolina Leitosa no tecido antes mesmo de cortá-lo.
  9. Este processo endurece um pouco o tecido, deixando-o até mais fácil de trabalhar, além de evitar que desfie.
  10. Use essas florzinhas tb para fazer broches,  enfeitar caixinhas,  embalagens de presente,  vestuário e tudo mais que sua linda cabecinha imaginar, além é claro, de sandálias e colares como já imaginou a nossa querida Wall.  

Bóra fazê frôzinha minha gente?!

 

Semana que vem tem mais.

 

Bjos

Andréa Abrantes

 

48 Respostas

  1. Tia Andréa, a cada dia q passa me surpreendo mais com as suas habilidades, esta flor está maravilhosaaaaaa, parabéns…Ah.. sua latinha de pomarola apareceu no Rainhas, q chique heim…..:)

  2. Linda flor amiga, já pensou que luxo usá-las como apliques nas caixas também !!!Parabens…bjs

  3. tdo de lindo !!! parabéns

  4. ficou legal mas deu um no na minha cabeça queria que repetise dinovo obrigado

  5. Adorei esse tutorial de fazer flor com fitas. Eu estava procurando como fazer trança com fitas, pois gosto muito de fazer roupinhas de bonecas e fiquei enteressada, e começei a procurar na net. Se puder me ajudar eu ficarei muito agradecida. Sua arte é linda! parabéns. beijos no coração.

  6. Muito obrigada meninas!!! Na verdade, isso tudo se deve a nossa querida Wall. rsrs

    Rejane minha fofa, o que foi que vc não entendeu?
    Fica mais fácil vc me dizer qual parte que esta mais complicada que eu te explico de novo, tim por tim. Bjos

    Marilda…quenta ai minha linda que eu vou correr atrás pra vc viu? Nem que eu precise fazer um curso com a Evelyn novamente. Me dá só um tempinho que assim que tiver na mão, posto aqui na Butique pra vc ok? Bjos no seu coração tb.

  7. Oi Andréa
    Achei mimosa esta flor de fita, adora artesanato, faço algumas coisa. Mas tó achando complicada montar esta flor, não entendi bem a parte de alinhavar os círculos, e tbem , nos itens – “Corte a parte de baixo da flor e queime para arrematar.
    Abra os círculos, que agora já viraram lindas pétalas, ajeitando do seu modo. ”
    Um cheiro no coração

  8. Oi Andréa, amei a sua rosa, aprendi e já fiz várias delas tão super lindas. Muiito obrigaa por disponibilizar aqui tá?
    Quero te fazer uma pergunta, vc pode me informar como pregar estas rosas nesses colares com fitinhas que tão na moda? é com cola quente , costuradas ? bjo

  9. Olá Maria…
    Olha só minha linda, vc coloca os circulos já cortadinhos um do ladinho do outro e encostando um no outro, vc sobrepõe só uma beiradinha de cada um deles sobre o circulo seguinte.
    Nesta posição vc passa uma linha alinhavando-os e qdo chegar no ultimo circulo alinhavado vc puxa a linha franzindo tudo.
    Qto a parte de baixo da flor ,eu falo de cortar o excesso para que ela não fique alta qdo vc for colar em alguma peça qualquer.
    A queima é pra arrematar e não deixar que ela se desfie embaixo (o mesmo motivo pelo qual vc queima os círculos).
    Espero ter tirado suas dúvidas, mas se ainda restar alguma é só chamar, ok?
    Cheiro no seu coração tb

    Ai Juli.!!!!..vc me deixou tão feliz agora!
    Parabéns minha linda! Fiquei extremamente orgulhosa viu?!
    Deixa eu te falar…já vi acabamentos nestas fitinhas com cola quente mas ó, cá pra nós, não fica muito bom não viu.
    Neste caso, acho que uma costurinha bem delicada , dá um acabamento mais limpo. Opinião pessoal tá?
    Bejocas querida

  10. mas q arte q encanta a todos nós
    com a boniteza, o capricho e com o carinho q vc faz
    e ensinando. Pois quem vê qer aprender
    parabéns!!

  11. finalmente encontrei essa flor de cetim ja conhecia de outra forma de fazer amei esta eh bem mais facil. bjos edleusa

  12. Obrigada pelo carinho Rebeca. Tô de coração palpitando viu minha linda?! Muito bom ser acarinhada assim…

    Que bom Edileusa! Aproveite bastante querida, pois esta flôr da pra fazer em vários tamanhos ( mudando a largura da fita) e pode ser usada em diversos objetos, inclusive pessoais.
    bjucas nos duas

  13. bom dia,
    Parabéns gostei muito, e vc ensina de um jeito claro.
    Vc teria alguma flor com renda?
    Obrigada
    Wilman

  14. bom dia,

  15. boa noite,
    è mesmo uma flor¹ Qual outro tecido que não desfia da linha do cetim que não precisa queimar? A seda daria?
    obrigada
    Taci

  16. Olá Wilman…
    Eu sinceramente acho que este pap serve para renda tb viu. Não experimentei fazer, mas acho que se fôr uma renda de algodão o resultado deve ser maravilhoso. Se vc tentar, volta aqui depois e conta pra gente no que deu, ok?
    bijucas

    Olha Taciana, vc pode fazer em tecido de algodão tipo chita sabe? Na seda não tem jeito, tem que queimar tb. Lê lá em cima os itens 8 e 9 que vc vai conseguir fazer sem problema algum.

    Bjos floridos rsrsr

  17. Gostaria de saber se há algum equipamento de corte para fazer a substituição do isqueiro e dar acabamento melhor.

    Obrigada

    Renata

  18. Olá Renata…
    Eu nao conheço não minha linda, mas ó, vou perguntar a Evelyn e volto aqui pra te dizer ok?
    Esta é uma especialidade dela e com certeza, se tiver, ela saberá te indicar.
    bjos querida

  19. Olá, Andréa!

    Havia bastante tempo que estava procurando um modelo de flor de cetim para mudar um pouco o visual das minhas sandálias customizadas. Esta sua dica é muito boa. Vou tentar fazer e colocar nas minhas sandálias. Quando elas estiverem prontas e colocadas no meu blog avisarei para você ver como ficou. Mas antes, faça uma visitinha ao meu Blog, e dê sua opinião. Para mim será muito importante, pois você é uma pessoa de bom gosto, que trabalha com arte e saberá dizer com propriedade, e que verá.
    Um abraço,
    Beth

  20. é muito legalll vou fazer em ksa rerere
    LAPIS
    ESPERANÇA
    GARRAFA
    AMO
    LUZ

  21. é muito bonito a sua flor

  22. que legal ,minha mãe também faz essa flor de fita

  23. essa flor é perfeita e muiiiiito linda.Parabéns.

  24. simplesmente, muito linda adorei,vou fazer muitos p/ minha filha , obigado bj.

  25. andrea sou apaixonada por tipo de artesanato . moro em um lugar bastante dificil de encontrar materiais , f eu me desdobro para fazer minhas peças, que graças a Deus são bem aceitas. gostria se possivel me mandar alguns passos de flores de fitas de setim. desde já ficarei muito agradecida . abraços//

  26. parabéns, sua rosa é linda e facil de fazer.

  27. Seu trabalhoa está maravilhoso. Parabéns

  28. Obrigada pelo carinho de todos…
    Cada palavrinha de incentivo e elogio de cada um de vcs me dão uma força e energia que cansaço nenhum bate viu?!
    Aproveito para me desculpar pela demora dos meus comentários mas é por pura falta de tempo mesmo, me perdoem!
    bjos super agradecidos

  29. Andreia, gostei do passo a passo desta flor, faço bijuterias estava buscando justamente este tipo de material para fazer uns conjuntos, aguardo agora o colar e a sandália, se vc enviar o passo a passo por e-mail te agradeço.

    Deus te abençoe !
    glauria

  30. Gláuria minha linda, digita ai na busca COLAR DE FLORES que vc já vai direto nele.
    Eu já postei ele aqui faz um tempinho, vai ficar faltando só a sandália que ainda não tive tempo de fazer e postar.
    Guenta ai tá?
    bjos

  31. Oi Andreá,
    Lindona sua flor e muito bem explicado. Nunca pensei em fazer assim com círculos. Já tentou com algodão estampadinho. Deve ficar lindinha. Tenho uma bolsa de croche que quero remodelar. Acho que vou encher de flores.
    bjks

  32. Q DEUS TE ILUMINE SEMPRE BJOS MANDE MAIS FLOR PRA GENTE APENDER CADA DIA MAIS OBRIGADA BJOS…

  33. */-*/-*/-/*-/*-/*-/*/-*/-*/-/*-/*/-*/-*/-*-/*-/*/-*/-*/-/*-/*-/*/-*/-*/-/*-

    nossa eu fiz que inda que ficou GARANTIA DE VENDA
    MESMO VIU

    LINDA DE +!

    SEU BLOG É MUITO BACANA

    CONTINUE ASIM 😀

    BEIJOUS ARTESANAIS PARA VOCE E TUDO QUE

    VOCE BOTA NO SITE EU E MINHA MAE FAZEMOS

    TENHO 12 ANOS ! BJUS

    ; * -/*-/*-/*-*/-*/-*/-*/-*/-*/-/*-/*-/*-/*/-*-/*/-*/-*/-/*-/*-/*/-*/-*/-/

  34. Aridiane eu já fiz sim com chita e coloquei numa bolsa, ficou lindinha.
    bjos

    Marli, brigadão pelo afago viu?! 🙂
    bjos

    Veronika, vc não imagina o qto vc me deixou feliz agora, nossa intenção aqui na Butique é exatamente esta.
    Faça mesmo, muitas minha linda, de diversos tecidos tamanhos e cores e ó…vc vai fazer tb muito dimdim. rsrs 😉
    Mande bjos pra mamãe e um enorme pra vc

  35. Andréa, adorei a flor. Estava pensando em usar meu bloguesinho que está no começo para ensinar algumas coisas que sei fazer. E observando a maneira como vc.ensinou a fazer a flor me deu uma luz de como desenvolver o que queria e poder dividir com mais gente o que sei fazer. Obrigada por ser tão gentil.
    bj.

  36. Ai Miriam…
    Vc é uma fofa, eu fico muito lisonjeada com o seu carinho e me sinto muito mais motivada com comentários tão carinhosos qto o seu.
    Nunca tenha receio de dividir o que vc sabe. Tenha a certeza de que qto mais vc divide, mais vc aprende em todos os sentidos da vida. Falo por experiência própria minha linda, pois desde de que adotei essa fisosofia não passo um dia sequer sem aprender algo que valha a pena.
    E mais, além de aprender conheço pessoas que como vc, me fazem crer que estou seguindo a filosofia de vida correta.
    Muito obrigada!

    Andréa Abrantes

  37. oi vc pode mandar essa flor passo a passo para mim por favor é muito linda fik na paz

  38. Cicera, o paso a passo esta aqui a sua disposição minha flôr…é só vc copiar e colar ok?
    bjos

  39. Andréa, tem como vc me ensinar a fazer uma cx de bijuteria estilo indiana?
    Eu moro em Cariacica aqui no Espírito Santo e estou, através deste blog começando a me aventurar no “maravilhoso mundo do artesanato” como vc mesma diz. Tenho aprendido muito com vc. Só que ainda me faltam idéias. Fico insegura de como fazer, o que usar, se vai combinar.
    Aqui na cidade não tenho muita facilidade em adquirir material mas toda semana vou pra Vitória e lá eu consigo tudo, só que não sei o que comprar, me enrolo toda. kkkkk
    Tem como vc me ajudar?
    Desde já agradeço muito.
    beijos
    Denise

  40. Ô minha flôr fica triste não, é assim mesmo viu?
    A sua insegurança é completamente normal. Eu, qdo iniciei neste “maravilhoso mundo” tb tinha as mesmas duvidas e insegurança.
    Com o tempo, produzindo mais peças, vc vai adquirindo a confiança necessária e soltando a imaginação.
    Conheça o trabalho de outras pessoas (existe gente muuuuito boa aqui na net mesmo), compare, pergunte, analise se alguma técnica usada na peça de alguém, ficaria boa na sua peça.
    Experimente, ouse e não tenha medo de errar. A gente aprende muito mais com os erros que com os acertos viu lindinha. Aprendi vários macetes, errando e tentando consertar.
    Fique á vontade para perguntar e produzir os paps da Butique. Estamos aqui para ajudar ok?
    Tô colocando na lista seu pedido e logo, que o pessoal da Butique me disponibilizar o material necesário eu posto ele aqui.
    bjos querida

  41. gostei muito tambem desta ideia e vou colocar em pratica,ficou muito linda.
    um grande abraço e prazer.

  42. eu m com atesanado eu gostei muito das flores…

  43. Olá Andréia, tudo bem? Meu nome é Débora, e sou fanática por artesanato, vivo futicando na internet para ver novidades, e estou hoje aqui para lhe parabenisar pelo lindo e perfeito trabalho que você realiza neste espaço dedicado a arte!!! Que Deus continue lhe abençoando e capacitando cada dia mais, vou adorar receber novidades em meu e-mail,e quem sabe um dia desses vcs não publicam alguma coisa que eu faço?!!! Beijos, continue com Deus…

  44. oi sou de mg gostei muito do seu trabalho gostaria de ver mais coisas de fita se vc tiver me mande pelo imail ta

  45. No momento não tenho não lindinha, mas qdo eu tiver postarei aqui no bolg ok?
    bjos

  46. ok ,obrigada

  47. GOSTARIA DE APRENDER TRANÇADO DE FITAS DE CETIM EM SANDALIA,MAS Ñ COMO EU JÁ NA INTERNET,E SIM DIFERENTE,POIS AQUI EM CAMAÇARI A MENINA FEZ UMA LINDA E Ñ QUER ENSINAR.Ñ É SÓ ENROLAR, É FAZER TRANÇADO MESMO.BJOS,SE VC DESCOBRIR COMO FAZ ME DÊ UMA DICA,OK.
    OBRIGADO

  48. Olha Dannyella, eu realmente não entendo como uma pessoa pode ser tão egoista a ponto de achar que só ela pode fazer alguma coisa.
    Eu fico passada com estas atitudes, que conseguem me tirar do sério.
    Não se avexe não flôr, eu descubro, mas nem que eu precise fazer o curso aqui em Sampa – eu faço e passo todos os detalhes pra vc aqui na Butique, ai a gente aproveita e ensina uma legião de arteiras ok?
    Pode aguardar…
    Só te peço que qdo vc aprender qualquer coisa aqui da Butique passe adiante.
    Ensine sem medo lindinha, pois eu qcredito piamente na lei de AÇÃO E REAÇÃO. Partilhe, divida, ajude e eu te garanto, nunca faltará quem faça isso por vc tb.
    bjos querida

Comentários encerrados.